Estreia na Meia Maratona

Está quase a fazer um ano em que corri pela primeira vez uma Meia Maratona: a 22ª Meia Maratona de Lisboa. Em termos líquidos tinha pouco mais de três meses de treinos nas pernas, desde que tinha decido começar a correr para perder uns quilos extra. Foi uma aventura arriscada, cumpri um plano de treinos (muito) curto para o objectivo de correr os 21 Kms, e cometi erros no dia da prova que só um iniciante neste mundo das corridas comete. No final cheguei à meta com o (vergonhoso) tempo de 2h19’38”, mas com o doce sabor de um objectivo cumprido: correr uma Meia Maratona sem parar. O segundo objectivo de correr a Meia Maratona em menos de 2h10 ficou por cumprir, mas ficou igualmente a certeza que esta seria a primeira de mais Meias Maratonas, e de que o Personal Best Time iria ser batido muito em breve.
Dia 24 lá estarei na 23º Meia Maratona de Lisboa para comemorar este marco histórico na minha curta experiência de corredor. Não é uma prova que me entusiasme particularmente: há muitas pessoas que não vão correr, a partida é estreita e não se consegue aquecer convenientemente antes do início. No entanto sinto-me na necessidade de melhorar o tempo da minha estreia, apontando desta vez para qualquer tempo abaixo de 1h56’. Os quilos extra já não são tantos como há um ano atrás mas ainda existem, o meu PBT de Meia Maratona é agora de 1h52’09”, mas ainda assim encontro-me em plena preparação para a minha segunda Maratona. Portanto não devo exagerar em ritmos malucos para fazer tempos canhão. Veremos como corre e cá estarei para contar. O meu colega de blogue Perdigão também lá estará e espero que voe para o seu PBT. 
Prós desta prova:
  • Paisagem bonita;
  • Passar a Ponte 25 de Abril a correr ou a pé;
  • Organização eficiente no que diz respeito a abastecimentos e apoio durante a prova.

Contras desta prova:

  • Muitos participantes entre atletas da Meia Maratona e da Caminhada;
  •  Partida muito estreita na entrada da ponte para tantas pessoas;

Conselhos de rookie:

  •  Ir cedo o suficiente para garantir um lugar na partida o mais à frente possível. A multidão que vem atrás é enorme!
  • Tentar ficar na lateral do corredor da partida para poder aquecer um pouco antes da partida.
  • Levar equipamento adequado para as condições atmosféricas que estiverem previstas para o dia da prova.

Published byNuno Gião

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km… Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

No Comments

Post a Comment

%d bloggers like this: