Treino Temático: Recordar Francisco Lázaro

Francisco Lázaro – O homenageado de hoje

(Foto: Wikipédia)

Acordar a um Domingo às 7h30 da manhã para ir treinar, não é coisa que me agrade de todo. Mas este era um treino especial. Era mais um Treino Temático e com um tema particularmente interessante: Recordar Francisco Lázaro.

Para quem nunca ouviu falar dos Treinos Temáticos, resumem-se a treinos pela cidade de Lisboa (por enquanto), com um tema fixo (entre outros já se realizaram treinos dedicados a Fernando Pessoa, a Lisboa devota, aos Chafarizes, aos Presidentes, aos elevadores), onde durante a corrida se faz uma pausa e se ouve a história sobre o local onde estamos, sempre muito eloquente e bem preparada (tal como o treino), pelos organizadores (Paulo Lapão e José Bagina).


Para quem nunca ouvi falar sobre Francisco Lázaro, foi um dos seis atletas que formou a primeira equipa olímpica portuguesa. Participou na prova da Maratona das Olimpíadas de Estocolmo em 14 de Julho de 1912, (faz hoje 101 anos), onde viria a desfalecer ao quilómetro 30 e a falecer poucas horas depois.


Pois foi este um treino em homenagem a Francisco Lázaro e ao centésimo primeiro aniversário da sua corrida para a eternidade.


À partida para o treino, com a presença dos primos de
Francisco Lázaro e do Presidente do Futebol Benfica (Foto: José Carlos Melo)
Cheguei ao ponto de partida para este treino à hora combinada, 8h30 em frente ao Restaurante Fófó, no estádio do Futebol Benfica, clube que Francisco Lázaro representou durante a sua existência e perto do local onde nasceu e residia. Fomos cerca de 30 os participantes neste treino temático, incluindo o Perdigão e o Almeida, que já traziam 10Km nas pernas e ainda chegaram a tempo do início deste treino. Iniciado o treino pela Estrada de Benfica, dirigimo-nos para a Rua de Campolide, onde no seu tempo, Lázaro desafiava a correr, os eléctricos de Lisboa dali até ao Bairro Alto onde trabalhava. E foi precisamente para o Bairro Alto que nos dirigimos, para a Travessa dos Fiéis de Deus, onde se situava a Carpintaria onde Francisco Lázaro trabalhava. Era este o treino, (que hoje designamos por bidiário), que Francisco Lázaro fazia no seu trajecto casa-trabalho, trabalho-casa, entre Benfica e o Bairro Alto, mais ou menos 10Km para cada treino. Tirada a foto de grupo, partimos para a Rua Francisco Lázaro, em homenagem ao próprio, na zona dos Anjos. Foram quase 12Km em bom ritmo, com um grupo de atletas bem animado e bem-disposto. A surpresa do treino: havia 15 livros “Corro para a Eternidade – A trágica ambição de Francisco Lázaro” para sortear entre os participantes do treino. Eu que nem costumo ter sorte nestas coisas, acabei por ser um dos contemplados com o livro que possivelmente irei devorar ainda hoje. Terminado o “Treino Oficial”, e não sendo um treino circular, a questão que se levantou foi: como regressar a Benfica onde todos deixámos o carro. A resposta óbvia foi: a correr. E assim fizemos pouco mais de 8 Km, no regresso ao local de partida.
O livro que tive a sorte de receber (Gradiva)

No total foi um treino de 20Km, com uns 3Km finais bem puxados, com um grupo de aventureiros a rodar nos 4min/km, ritmo que não consegui acompanhar.


Em resumo foi mais um excelente treino temático, com excelente companhia, muito boas histórias e ainda ganhei um livro e tudo!!! Para ser perfeito só faltou uma jola e uma bifana à chegada… 😀
Na Rua Francisco Lázaro (Foto: José Carlos Melo)
O percurso deste Treino Temático pode ser visualizado clicando aqui.

Nota mental: Faltam quinze para a UMA, que é como quem diz, faltam quinze dias para a Ultra Maratona Atlântica.

Bons treinos e boas corridas!!!

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

3 Comments

  1. 14/07/2013
    Reply

    Que maravilha…
    Foi muito bom o nosso encontro… ainda um dia hei-de fazer esse treino.
    beijinho

  2. 14/07/2013
    Reply

    Pá, eu levantei-me ás 6:30h. 😉
    Foi um óptimo treino, como é hábito.

    Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *