Reconhecimento ao AUT – 1ª Parte

Reconhecimento ao AUT – 1ª Parte

A minha próxima grande prova será os 80 Km do Arrábida Ultra Trail. O estudo mais ou menos detalhado deste tipo de provas faz já parte da minha rotina pré prova e sendo esta quase ao lado de casa, permite o reconhecimento inloco do terreno e do percurso. Após o reconhecimento dos primeiros 20 Km da prova, fiquei com uma certeza: vai ser uma prova durinha.

A partida do AUT será aqui. Créditos da foto: Pedro Oliveira

Para início de conversa temos logo uma calçada romana para os pés se prepararem para o que ainda há-de vir. Depois há uns single tracks que ora sobem ora descem num piso que prevejo lamacento, a não ser que o verão se aguente até meados de Novembro. Com uma chuvas moderadas o piso ficará normalmente enlameado e se considerar as centenas de atletas que lá passarão antes de mim o cenário será ainda pior.

Pelos entretantos uns troços com muita pedra no piso, o que não ajudará a ganhar velocidade nem a descer nem a subir pois o cuidado de ver onde se pisa terá de ser redobrado.

IMG_20141018_121433

Tudo isto interligado com uns troços de ligação de alcatrão onde apetece acelerar para ajudar a limpar a lama dos ténis, e onde quem se distrair com ritmos mais rápidos possivelmente irá pagar mais tarde este esforço inicial, que no principio de uma prova desta distância parece sempre irrelevante.

Ainda há lugar a uns “brindes” como a subida à Vigia e a “escadaria do Bando”. O primeiro brinde deixei para outro dia que ainda há poucos dias por lá passei e hoje o tempo disponível era curto, mas por outro lado foi a minha estreia a subir a escadaria do Bando para a Serra do Louro. E que escadaria… Com tempo seco deve-se subir bem, mas com as travessas de madeira que a compõem todas molhadas como se encontravam hoje, o mais pequeno descuido e pode ser um trambolhão certo.

No total foi um treino de 22 Km em modo muito tranquilo que a semana já vai longa, e que podem ver aqui:

http://www.strava.com/activities/208849790/embed/c4ef9652c7afe04134c48c797b4fdd4455c43d92

Ficam a faltar reconhecer cerca de 65 Km do AUT.

Nota: Não pertenço à organização do AUT e estou apenas a seguir um track que está publicado na internet como sendo desta prova. Não tenho qualquer conhecimento se este percurso é oficial e/ou definitivo.

Continuação de bons treinos!!!

Published byNuno Gião

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km… Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

No Comments

Post a Comment

%d bloggers like this: