Treinar a postura e o equilíbrio

Treinar a postura e o equilíbrio

Uma das vantagens de ter começado a frequentar um ginásio para fazer reforço muscular como complemento ao treino de corrida, é o facto de ter igualmente disponível uma grande variedade de aulas de fitness. Não sendo esse o meu objectivo de ir ao ginásio, volta e meia gosto de experimentar algumas dessas aulas e confesso que actualmente estou fã das aulas de Body Balance. Fui a uma aula para experimentar e no final tinha a certeza que esta era uma área em falta nos meu plano de treinos semanal.

O Body Balance combina princípios da Ioga, Tai Chi e Pilates para um trabalho de flexibilidade, força e condicionamento postural. Muitos dos movimentos e poses que tenho de efectuar durante esta aula revelam muitas das fragilidades e desequilíbrios do meu corpo, onde efectivamente terei de trabalhar e treinar mais para melhorar. Sobretudo nesta fase em que tenho o tornozelo meio empenado, a questão do equilíbrio é onde denoto o maior desequilíbrio, e como o equilíbrio é importante para correr em trilhos…

Mas há outras vantagens que consigo obter nestas aulas, o ritmo calmo e tranquilo a que decorrem permitem treinar o controlo da respiração e a concentração, aspectos fundamentais para as corridas em trilhos, (pelo menos para mim). O trabalho de core, essencial para a postura e tantas vezes referido nos meus textos, é aqui também promovido. Por fim um momento de relaxamento/meditação, que ajuda a libertar o stress e recomeçar uma semana de treinos e de trabalho num registo mais calmo e tranquilo.

Esta hora semanal entrou directamente para o meu plano de treinos e é aqui onde tento melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações, a coordenação motora e equilíbrio, a força funcional e core e ainda reduzir os níveis de stress.

No Kalorias a aula de Body Balance que frequento é ministrada pelo Luis Cerca, um mestre nestas coisas dos treinos e do fitness. Se tiverem oportunidade experimentem, no Kalorias ou noutro ginásio mais perto de vocês, e percebam por vocês próprios os benefícios que um treino deste tipo pode acrescentar ao vosso treino de corrida.

Eu experimentei e fiquei fã.

Continuação de bons treinos e de boas provas!!!

Published byNuno Gião

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km… Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

1 Comment

  • O avião | Nuno Gião

    27/05/2015 at 00:20 Responder

    […] Há umas semanas atrás escrevi aqui sobre o Body Balance, postura e equilíbrio, podem reler clicando aqui. […]

Post a Comment

%d bloggers like this: