Acordar cedo e ir correr

Acordar de manhã cedo e ir correr, é um hábito que custa a encaixar em quase todos nós. Para quem não está habituado a acordar às cinco da manhã (ou mais cedo), para começar a correr às seis horas da manhã (ou mais cedo), passará por um período de adaptação de duas ou três semanas que vai ser “doloroso”, mas depois, essa rotina diária (ou quase diária) torna-se um hábito importante que beneficiará a saúde, o humor e o desempenho.

Oito benefícios que identifiquei ao ir correr de manhã cedo:

1) Menos conflitos

Uma das principais razões para correr logo de manhã cedo, é o facto de existirem relativamente poucas coisas que poderão interferir com o treino. Situações inesperadas, quer pessoais quer profissionais, tendem a surgir ao longo do dia. Se conseguirmos realizar o nosso treino logo pela manhã, conseguimos a maior parte da vezes treinar antes de surgir um qualquer constrangimento inesperado.

2) Qualidade do sono

Há diversos estudos que indicam que quem pratica exercício regularmente após acordar, melhora a qualidade do sono profundo. Melhora também o nosso humor e a concentração durante o dia, ao passo que a sonolência diminui. Sempre que treinamos à noite, o exercício estimula o nosso corpo, pelo que é sempre mais difícil relaxar e obter um sono totalmente tranquilo.

3) Desfrutar da tranquilidade da manhã

O início da manhã é um dos momentos mais tranquilos do dia. As manhãs são calmas e silenciosas, o orvalho humedece os trilhos tornando-os mais fofos, há uma banda sonora de pássaros a chilrear com o nascer do dia, e presenciar o nascer do sol sobre o horizonte e receber a energia suave que dele emana a essa hora é, por si só, um excelente motivo para sair da cama mais cedo.

4) Aumento do metabolismo durante todo o dia

Correr de manhã acelera o metabolismo no início do dia e vai mantê-lo num ritmo mais elevado por mais horas depois do treino.Isso significa que vamos queimar uma maior quantidade de calorias, não só durante o treino, mas também durante o resto do dia.

esquilos
Treino a Hora do Esquilo. Com início todos os dias às 6h00 no Parque do Penedo em Monsanto.

5) Aumento da boa disposição

A corrida matinal melhora a boa disposição diária e faz-nos sentir mais positivos. É conhecido que um bom treino ou corrida, aumentam a produção de endorfinas que activam no nosso cérebro as sensações de prazer. Não há como ficar mal disposto logo pela manhã.

6) Aumento da vigilância durante todo o dia

Correr pode aumentar a clareza mental para quatro a 10 horas pós-exercício.Irá aumentar o ritmo cardíaco e o fluxo de sangue rico em oxigénio por todo o corpo, incluindo o cérebro.Fazer exercício aeróbico, como correr, melhora a função cerebral e cognição.

7) Aumento da produtividade ao longo do dia

Treinar pela manhã deixa-nos mais acordados e disponíveis para enfrentar o dia, ganhando-se um impulso de energia extra.Pessoalmente, sinto-me mais energizado durante todo o dia quando corro logo de manhã, o que leva a uma maior criatividade e produtividade nas minhas restantes actividades diárias.

8) Um grande momento para pensar e planear o dia

A tranquilidade matinal é um momento perfeito para resolver e esclarecer os próprios pensamentos e para planear as actividades e os eventos que temos previsto para mais tarde. É o momento ideal para pensarmos em nós próprios, relaxar o corpo e a mente, ou apenas relaxar antes de começar o dia de trabalho.

Continuação de bons treinos e de boas provas!!!

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *