Semana de pedaladas

Semana de pedaladas

A contagem decrescente para o raid Tróia – Sagres continua. Fazer 200 Km de bicicleta assim num clique, depois de cerca de 8 anos sem pedalar, não é fácil, e portanto tenho aproveitado o tempo de treino para rolar na bicicleta e tenho corrido menos.

Esta semana foi dedicada a aprender a andar de bicicleta. Não a andar no sentido de equilibrar-me e pedalar, mas a reaprender alguns truques.

Lição nº1 – Andar com pedais de encaixe. Os pedais de encaixe são um benefício enorme, já que permitem aproveitar a força da pedalada nos movimentos descendente e ascendente. Por outro lado, como os pés vão encaixados, parar é sempre uma aventura, até se a apanhar a “manha” e começar a desencaixar os pés naturalmente. Após três treinos já consigo desencaixar os pés quase naturalmente, mais umas voltas e já não há stresses.

IMG_20151122_122847

Lição nº2 – Aprender a subir e a usar as mudanças. Tinha o mau hábito de andar sempre em “força”. No segundo treino tive oportunidade de treinar umas subiditas e aprender a manejar de forma mais correcta as mudanças da bicicleta, poupando assim muita energia que desperdiçava em vão a durante as subidas.

Lição nº3 – Rolar “muitos” quilómetros. Não foram assim tantos quilómetros, pelo menos já fiz estas distâncias a correr diversas vezes, mas dois treinos de 40 e poucos quilómetros e outro de 70, sem qualquer impacto negativo no que ao físico diz respeito, deixam-me bem menos preocupado para a ida a Sagres.

IMG_20151122_131450

Lição nº4 – Rolar no meio do trânsito. Tenho tentado usar sobretudo as ciclovias disponíveis, mas obviamente não é 100% possível pedalar apenas em ciclovia. No entanto a experiência de pedalar no meio do trânsito não tem sido tão má como inicialmente preconizava. Até agora “zero stresses” e tudo muito tranquilo. E hoje até fiz a Marginal duas vezes.

Lição nº5 – Rolar com vento e chuva. O objectivo do treino de hoje era fazer 70 quilómetros e para tal optei por ir até ao Guincho. Escusado será dizer que fui fustigado por vento forte e alguma chuva. Após tirar as fotos deste artigo e já no regresso, levei com umas jarradas de vento lateral a bater chuva e areia, que foi um bom teste extremo a pedalar nestas condições.

Elapsed Time Moving Time Distance Average Speed Max Speed Elevation Gain
03:31:59 03:29:49 70.69 20.22 44.28 642.80
hours hours km km/h km/h meters

Penso estar tudo no bom caminho para uma jornada épica até Sagres, mas ainda faltam três semanas para continuar a treinar e a aprender.

Continuação de bons treinos e de boas provas!!!

Published byNuno Gião

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km… Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

No Comments

Post a Comment

%d bloggers like this: