Dia Internacional da Montanha

Hoje é o Dia Internacional da Montanha.

Cobrindo cerca de 22 por cento da superfície terrestre, as montanhas desempenham um papel fundamental no mover do mundo em direcção a um crescimento económico sustentável. Elas não oferecem apenas o sustento e o bem-estar a 915 milhões de pessoas que vivem nas montanhas ao redor do mundo e que representam cerca de 13 por cento da população global, mas indirectamente beneficiam mais biliões de pessoas.

fao

Em particular, as montanhas fornecem água doce, energia e alimentos – recursos que serão cada vez mais escassos nas próximas décadas. No entanto, as montanhas também têm uma alta incidência de pobreza e são extremamente vulneráveis à mudança climática, à desflorestação, à degradação da terra e desastres naturais. Na verdade, um em cada três povos de montanha de países em desenvolvimento é vulnerável à insegurança alimentar e enfrenta a pobreza e o isolamento.

O desafio global é identificar novas e sustentáveis oportunidades que apresentem benefícios para todas as comunidades que vivem nas montanhas e assim ajudar a erradicar a pobreza, sem contribuir para a degradação dos ecossistemas montanhosos frágeis.

Himalaias

Este dia é promovido pelas Nações Unidas e este ano o tema é a divulgação de produtos de montanha para uma vida melhor. Podem ver o catálogo desta acção clicando aqui.

No lado lúdico da montanha, é igualmente importante a consciencialização da necessidade de preservar todos os trilhos e caminhos, deixando apenas para trás as nossas pegadas.

Afinal, quando lá estamos, também fazemos parte da montanha. Celebremos este dia, conscientes de que a montanha é um património de todos e que beneficia toda a humanidade.

UTCAM 4

aqui disse que adoro a montanha. O cume mais alto onde estive foi o Pico Coma Pedrosa a 2943 metros de altitude, muito longe dos 8848 metros do Pico do Evereste. Sou portanto um menino nestas andanças e tenho ainda muito para subir. Hajam pernas!…

Continuação de bons treinos e de boas provas!!!

__________

Se ainda não votaram no RunUltra Blogger Awards 2016 cliquem aqui e escolham o blog da vossa preferência, de preferência este :) Se for esse o caso, escolham o meu nome, sigam as instruções no final da página da votação e já está.

Agradeço desde já a vossa participação. 😉

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *