Dá Deus nozes a quem não tem dentes…

Dá Deus nozes a quem não tem dentes…

Há umas semanas atrás foi-me oferecida a possibilidade de testar um sistema de treino em altitude portátil, o Cloud 9 da Sportingedge.

Oportunidade fantástica, já que só consigo estar em altas altitudes quando me desloco a algumas provas no estrangeiro e daqui a 15 dias lá estarei à partida do Ultra Trail Mont Blanc, que vai andar muitas vezes acima dos 2500m de altitude. O ano passado no Andorra Ultra Trail, bem senti alguma dificuldade na aclimatação quando comecei a primeira subida grande, apesar de depois até ter conseguido controlar relativamente bem a situação.

altitude_training_individual

Como a minha capacidade atlética é limitada, não esperava tirar outra vantagem que não fosse uma mais rápida aclimatação no Monte Branco. Esta oportunidade de poder cumprir um protocolo de treino em altitude como muitos profissionais fazem, era de facto uma oportunidade fantástica e onde pensava poder aferir mais tarde as melhorias deste tipo de treino num atleta de pelotão como eu.

De um modo resumido o protocolo de treino passaria por dormir numa tenda aclimatizada durante um período de 8 semanas, onde a tenda seria climatizada para simular o ar em alta montanha.

Aparentemente estava tudo pronto para mais uma interessante experiência, mas como tudo tem um reverso, tive de abortar a experiência no final da segunda noite. É que este sistema funciona com base num compressor de ar que, digamos, faz algum ruído, (no limite da lei de ruído), e ao estar a funcionar durante a noite era um incómodo para toda a vizinhança. E morando eu num apartamento… está tudo dito.

oxy_hood_2

Espero num futuro ter oportunidade de voltar a testar durante um protocolo de treino completo e poder aferir realmente os benefícios e/ou resultados.

Se este é um tema que vos interessa posso colocá-los em contacto com o representante português deste sistema, para tal basta enviarem-me o vosso contacto a manifestar esse interesse. Podem consultar o site Altitude Training para lerem mais informações sobre estes equipamentos.

Continuação de bons treinos e boas aventuras!!!

 

Published byNuno Gião

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km… Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

No Comments

Post a Comment

%d bloggers like this: