Corrida, nutrição e reforço muscular

Perder peso e sermos mais saudáveis é sempre um tópico especial, sobretudo nesta época do ano em que a primavera começa a dar os primeiros sinais. Para quem corre o peso é quase sempre um problema, uma vez que é óbvio que quantos menos quilos “carregarmos” menor será o impacto nas pernas e mais fácil e mais rápido conseguiremos correr. No entanto há quem corra 50, 100 ou mais quilómetros por semana e continua a não perder peso, acontecendo que por vezes até o aumenta. Na realidade, perder peso e ficar em forma é relativamente simples. Basta seguir estes 3 passos e começar todo um caminho para nos tornarmos mais saudáveis.

Nutrição:
Este é o primeiro passo da lista, porque é realmente muito importante. Incluo-me no grupo de atletas que corre ou faz exercício 10 ou mais horas por semana e ainda assim não perdemos peso. O exercício por si só não fará com que se perda peso. Melhora o sistema cardiovascular, a densidade óssea e uma infinidade de outras coisas. No entanto, com o objectivo de perder peso, devemos entrar em déficit calórico, ou seja, simplesmente devemos queimar mais calorias do que você consumimos.

Treino de força e reforço muscular:
Um grande equívoco em que muitos acreditam, é a redução localizada de gordura. Basicamente pensam que se fizerem um monte de abdominais vão perder peso em torno da barriga. Infelizmente não é assim que funciona. Seja qual for o exercício vamos perder peso distribuído por todo o corpo. Outro erro relacionado com o treino de força e reforço muscular, é o de que se vai criar tanto músculo e tão depressa, que se vai obter um aumento de peso indesejado, mesmo que seja massa muscular magra.

Cardio:
O último passo do puzzle para perder peso é efectuar exercícios de cardio. A única coisa que limita os exercícios cardio é a nossa imaginação. Obviamente correr é um excelente exercicio cardio, mas remar, andar de bicicleta, nadar, caminhar, escalar, dançar, patins, etc., etc., também o são. É practicamente ilimitado. Se nos estamos a mexer estamos a fazer exercícios cardio. Bastam 30 minutos por dia de cardio, dependendo dos níveis de intensidade, para começar a ver resultados.

Normalmente, a maioria de nós, é capaz de cumprir com algum sucesso 2 dos 3 passos acima. No entanto, por alguma razão, a dificuldade está em conseguir cumprir os três passos ao mesmo tempo. Muitos atletas de resistência cumprem os passos da nutrição e cardio muito bem, mas não fazem treino de força por medo de aumentarem o peso, que é contraproducente em desportos de resistência. Os levantadores de peso cumprem a nutrição e o treino de força na perfeição, mas não fazem exercícios de cardio por medo de perder o volume muscular. E muitos outros exemplos existem por aí… No entanto, a maioria de nós quer apenas ser saudável e de boa aparência, e já agora terminar uns ultra trails por ano.

Se o objectivo de perder peso não está a ser conseguido, então é necessário criar alterações na rotina habitual e incluir pequenas mudanças em todas as três áreas acima (Nutrição/Força/Cardio). Treinar a corrida normal, equilibrar com alguns minutos de treino de força por semana, e fazer pequenas mudanças na dieta habitual, levarão certamente ao resultado desejado.

É importante nunca esquecer que esta é uma mudança de estilo de vida e que estamos a criar uma nova vida. Isso demora tempo e necessita um esforço consistente. Muitas e rápidas mudanças são na maioria das vezes bem intencionadas, mas não são muito sustentáveis, pelo que é necessário ir alterando hábitos para melhor, mas devagar e bem.

Continuação de bons treinos e de boas provas!!!

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

2 Comments

  1. 18/03/2015
    Reply

    Não esquecer a Massagem Desportiva!
    Importantíssimo na preparação e recuperação de eventos, na prevenção de lesões e na melhoria da performance desportiva.
    Por alguma razão os atletas de topo incluem a Massagem Desportiva regular no seu plano de treino.
    Votos de sucesso desportivo e parabéns pelo seu blog.

    • 18/03/2015
      Reply

      Sim, sem dúvida a massagem desportiva é excelente na preparação e na recuperação das provas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *