Quem não vê caras não vê corações, e vem isto a propósito da descrição do João Mota da subida para o pico de Comapedrosa no Andorra Ultra Trail (a tal que dava direito ao peso em canja de galinha para o atleta mais rápido a subir). Diz ele a certo momento:
“Seriam 2kms e 1000 mts de desnível positivo. Brutalidade pura.
Do outro lado da montanha esperava-me uma dura e inclinada descida sempre serpenteando pela montanha.
A subida inicia-se num caminho com ervas e acentua-se progressivamente até entrar em pedra solta mas pesada. Muito rugoso, os cuidados tem que ser redobrados. A subida demora precisamente duas horas para fazer estes dois quilómetros.
Sempre, Sempre, Sempre a subir em direção ao Céu.”
(Podem ler o texto completo do João Mota acerca da sua participação na Ronda del Cims, clicando aqui.)
No meu caso particular até demorei um pouco menos de duas horas para completar a subida, mas também ainda não tinha 44 km nas pernas. Na minha prova a subida para o pico de Comapedrosa iniciava aos 15 km.
Curiosamente confesso que não me custou muito esta subida. Ou melhor, custar custou, mas tive duas grandes vantagens face ao João Mota:
1 – Não fui visitar esta “parede” antes da prova;
2 – Fiz esta parte do percurso durante a noite enquanto ele a fez durante o dia.

O que “ganhei” eu com isso? Não tive o impacto visual de olhar “lá para cima” e ver uma parede interminável para subir.
E pode parecer que não, mas este aspecto meramente psicológico pode fazer alguma diferença na motivação de chegar lá acima. No meu caso sabia que o trilho era sempre a subir e subi, bem podia olhar para cima que apenas via, aqui e ali, umas luzinhas dos frontais de outros atletas. Não tinha de todo a noção da inclinação ou do trilho que havia para subir. A luz do frontal e a inclinação da subida limitavam o meu raio de visão a poucos metros à minha frente, e assim subi até ao topo do pico Comapedrosa, sem grandes expectativas nem preocupações, para o bem e para o mal.
Quem não vê caras não vê corações ou, neste caso, quem não vê trilhos não vê inclinações.
Continuação de bons treinos e de boas provas!!!
Be First to Comment