EM’Força – Corremos com a Esclerose Múltipla

Sábado será dia de correr Esclerose Múltipla (EM).

A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os jovens adultos e que afecta com maior incidência as mulheres do que os homens. Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico. Ainda assim, a EM pode produzir sintomas tão idênticos aos de outras patologias do SNC que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM e em Portugal mais de 8.000.

A iniciativa EM’Força surge, em 2012, da vontade de algumas pessoas de juntar o desporto à divulgação de uma causa solidária, materializando-a no projeto I Will Try to Fix You, ao qual se juntou, posteriormente, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), culminando no clube de corrida EM’Força.
A ideia, na sua base, passa pela nossa própria superação, aproveitando o caminho que nos levará a essa meta para a promoção e sensibilização de uma causa: a divulgação da EM.

em2
A superação individual pode passar pelo que quisermos. Uma corrida de 3 quilómetros, ou 5, ou 10, ou 21 (uma Meia Maratona) ou até a própria Maratona. Centenas de quilómetros, passo a passo, a pé, a correr, de bicicleta, o que for, rumo a um desejado destino.

Por muito grande que um desafio parecerá inicialmente, com o derrubar dos obstáculos, passará a ser um pequeníssimo degrau. Se nunca correu, o objetivo de o fazer na distância de 5Km pode parecer algo de avassalador. Pensará de forma completamente diferente quando estiver a treinar para os 10Km. E ainda mais quando o objetivo for a Maratona.
Não é relevante a distância que se corre, nem o tempo final, nem sequer se se chega ao fim. Aquilo que é realmente importante é a coragem, o espírito de iniciativa, a vontade de nos superarmos por uma causa solidária.
E, como nem todos gostam de correr, este projecto não é exclusivo para quem corre. A iniciativa está aberta para todos os que queiram ajudar, havendo sempre espaço para quem queira apoiar e torcer por quem corre ou dar o seu contributo em termos logísticos.

Inscrevam-se no treino de dia 9 de abril e venham ajudar-nos a correr com a Esclerose Múltipla! Eu vou lá estar e muitos outros amigos também.

Podem saber tudo sobre o projecto EM’Força clicando aqui.

Continuação de bons treinos e de boas aventuras!!!

 

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *