Paris-Brest-Paris: Uma Odisseia Sobre Duas Rodas

O ciclismo, ao longo dos anos, proporcionou-nos inúmeras histórias de resiliência, superação e paixão. Um dos eventos que encapsula perfeitamente estes sentimentos é o Paris-Brest-Paris (PBP). O PBP não é apenas um evento de ciclismo; é uma jornada através da história e da geografia da França e, claro, um verdadeiro teste de determinação humana.

A primeira edição do PBP foi em 1891, tornando-o uma das mais antigas corridas de bicicletas que ainda permanece. Organizado pela revista francesa “Le Petit Journal”, o evento foi inicialmente uma corrida profissional, que atraia os melhores ciclistas da época. Contudo, ao longo dos anos, evoluiu de uma corrida competitiva para um desafio Audax, que se caracteriza por ser um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. Nestes eventos os participantes não competem uns contra os outros, mas sim contra o relógio.

Com um percurso de pouco mais de 1200 km, os ciclistas têm um prazo limitado para completar a rota, 80, 84 ou 90 horas. Isto significa que muitos participantes pedalam dia e noite, independentemente das condições meteorológicas. O PBP não é apenas um desafio físico, mas também mental.

Percurso do Paris Brest Paris 2023

O percurso atravessa a bela paisagem francesa, passando por pequenas aldeias e terras agrícolas, e exige que os ciclistas sejam autossuficientes. Apesar de existirem pontos de controlo aproximadamente a cada 80 Km onde os participantes podem obter comida e assistência técnica, grande parte do desafio é a habilidade de gerir a fadiga, a alimentação, o descanso e eventuais contratempos mecânicos.

O que torna o PBP verdadeiramente especial é a comunidade. O PBP acontece de 4 em 4 anos e a próxima edição é precisamente este ano, com início no dia 20 de agosto. A cada edição, milhares de ciclistas de todo o mundo convergem para Paris com o mesmo objetivo: completar o PBP. Nesta edição são 8000 os ciclistas de todo o mundo que vão participar. A camaradagem entre os participantes é palpável. Mesmo enfrentando desafios pessoais, não é raro ver ciclistas ajudando-se mutuamente na estrada, seja partilhando alimentos, oferecendo palavras de incentivo ou prestando assistência técnica.

O Paris-Brest-Paris é mais do que um evento de ciclismo; é um rito de passagem para muitos ciclistas de longa distância. A sua rica história e o profundo sentido de comunidade tornam-no um testemunho do espírito humano e da paixão pelo ciclismo. Se tens o que é necessário para enfrentar este desafio lendário, o PBP pode ser a aventura que vai transformar a sua vida. E mesmo que sejas apenas um espectador, o espetáculo e a determinação exibidos são uma inspiração para todos.

Dia 20 estarei na partida do PBP 2023 com o dorsal G289.

Wish me luck!

Sobre mim…

Chamo-me Nuno Gião e sou um atleta de pelotão que gosta de correr longas distâncias. Se há uns anos atrás me tivessem dito que ia correr uma meia maratona eu chamaria louca a essa pessoa. Imaginem se me dissessem que em 2014 iria correr uma prova 100 Km... Actualmente corro Ultra Trails, participo em desafios de endurance na natureza e é sempre uma enorme satisfação que cruzo as mais fantásticas paisagens. Tento superar os diversos desafios a que me proponho. A vida é demasiado curta e bonita para ser desperdiçada sentado num sofá.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *